top of page
Buscar
Foto do escritorblogdealunos

Origem das Plantas

Atualizado: 13 de jul. de 2020



As plantas são os organismos que pertencem ao Reino Plantae, eucariontes e, na maioria das vezes, pluricelulares, com células revestidas de parede celular a base de celulose, nenhuma ou pouca motilidade, e que possuem organelas especializadas na conversão de energia luminosa em energia bioquímica (cloroplastos) para formação de moléculas orgânicas complexas, através do processo de fotossíntese. Estima-se que as plantas foram os primeiros habitantes pluricelulares a colonizar o ambiente terrestre e que, evolutivamente, todos os organismos do Reino Plantae descendem de um único ancestral comum, fazendo do reino vegetal um reino monofilético.As plantas estão presentes em praticamente todos os biomas terrestres e exercem importante papel ecológico devido à fotossíntese, sendo chamadas de "produtores" e consideradas a base da cadeia alimentar de qualquer ecossistema.

As primeiras formas de vida vegetal, as algas, pertencentes atualmente ao reino Protista. São seres autótrofos, dependentes de água ou de umidade em pelo menos um dos estágios do seu ciclo de vida. Apesar da necessidade de água, as algas podem ser encontradas nos mais variados ambientes. As algas que evolutivamente deram origem aos vegetais são pertencentes ao grupo das clorofíceas. Sua reprodução ocorre em ambiente aquático e pode ser assexuada (sem variabilidade genética) ou sexuada (com variabilidade genética). Depois surgiram vegetais como os musgos, aqueles tapetes verdes que se formam no cimento, na pedra ou na parede depois de um período de chuvas. Apesar de viverem em ambiente terrestre, os musgos precisam de locais úmidos e com pouco sol. O passo seguinte da evolução foi o surgimento de plantas que possuíam elementos para o transporte de água (pequenos canais), como as samambaias. Estas plantas têm três partes fundamentais: a raiz (que fixa a planta na terra e absorve a água e os sais minerais), o caule (que possui vasos para conduzir a água e os nutrientes até as folhas), e a parte que faz a fotossíntese, formada pelas folhas. Com o passar do tempo, vieram plantas maiores, com flores e frutos. Foram necessários milhões de anos para as plantas conquistarem ambientes terrestres e se tornarem maiores e mais complexas. Os cientistas, então, concluíram que a evolução aconteceu desse modo, depois de estudarem os fósseis desses vegetais (os vestígios deixados pelas plantas em diferentes épocas). O grupo das plantas é dividida em ‘’filos’’ são eles: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.


  • Briófitas

As Briófitas são consideradas os primeiros organismos vegetais que colonizaram o ambiente terrestre. São, portanto, descendentes diretos das algas verdes. Ainda que sejam os primeiros indivíduos presentes no ambiente terrestre, as briófitas são plantas de pequeno porte, sendo um dos fatores que prejudicam seu crescimento, a falta de vasos condutores, que impossibilita o transporte de água e nutrientes para distâncias muito longas e são altamente dependentes de água, tanto para o transporte de nutrientes quanto para reprodução. Por isso, são encontradas, geralmente, em ambientes úmidos, próximos a locais de água-doce e com sombras. A reprodução, assim como a das algas, pode ser assexuada, por fragmentação, ou sexuada, através do encontro dos gametas masculino e feminino, que ocorre na água, gerando uma estrutura diplóide (2n) que irá se dividir por meiose, gerando indivíduos haplóides (n), que são considerados a fase dominante desse grupo.



  • Pteridófitas

As pteridófitas formam o grupo de vegetais que evoluíram a partir das briófitas. São criptógamas, não possuindo sementes, e formam o primeiro grupo contendo vasos condutores de seiva, conhecidos como xilema e floema. Esses vasos condutores levam seiva bruta, nutrientes e água para os demais pontos do vegetal, como caule e folhas, de forma mais eficiente, contribuindo para a estatura do vegetal. Dessa forma, as pteridófitas possuem um porte mais elevado quando comparadas às briófitas. A principal diferença entre as pteridófitas e as briófitas é quanto à sua geração, ou fase dominante: nas pteridófitas, a fase dominante é o esporófito diplóide (2n), enquanto nas briófitas, a geração dominante é o gametófito haplóide (n). Podem apresentar reprodução assexuada, por brotamento, ou sexuada, que ainda é dependente de água para a locomoção dos gametas.


  • Gimnospermas

As Gimnospermas são plantas vasculares que surgiram possivelmente a partir das pteridófitas. Sua principal característica é presença de sementes, mas que se diferenciam das outras por não possuir o fruto que envolve a semente, chamado de "semente nua" e também da independência de água para a sua reprodução. Formado por árvores de grande porte, devido ao sistema de vasos condutores de seiva mais eficiente, tem como exemplo os pinheiros, são constituídas por raiz, caule, folha, flor e semente à mostra sem nenhuma proteção do fruto. As estruturas contendo os gametas masculinos são, geralmente, dispersadas pelo vento (Anemofilia) através do processo de polinização e, dessa forma, encontram as estruturas femininas da espécie.



  • Angiospermas

As angiospermas formam o maior e mais complexo grupo de vegetais existentes. Têm como característica principal a presença de flores e frutos e estão presentes em todos os biomas terrestres. São traqueófitas, possuindo, assim como as gimnospermas, vasos condutores de seiva, possuem pequeno, médio e grande porte. Outra semelhança entre os grupos é a independência de água para a reprodução, além de serem heterosporadas (possuindo gametófito masculino diferente do gametófito feminino), embora o gametófito masculino seja bem reduzido. Sua fase dominante é a diplóide (2n), assim como as gimnospermas, podendo apresentar reprodução sexuada, através do encontro dos gametas, sem a necessidade de água; ou assexuada, por fragmentação. Pelo fato de possuírem flores são chamadas de fanerógamas. Com uma grande diversidade de cores, formas e perfumes, as flores representam os órgãos de reprodução das angiospermas.




74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page