Mapa metal fornecido pelo Descomplica
Introdução
Histologia vegetal estuda os tecidos dos vegetais, compreendendo suas características, organização, estrutura e funções. As folhas, a raiz, as flores entre vários outros órgãos das plantas são formados por células especializadas, cada uma com sua função, organizadas na forma de tecidos.
Tecidos Vegetais
É o conjunto de células vegetais morfologicamente idênticas. Além disso, são destinados a satisfazer as necessidades de uma função determinada. Os tecidos vegetais podem ser divididos em dois grandes grupos: Tecidos meristemáticos e adultos
Tecidos meristemáticos
Os meristemas são tecidos constituídos por células indiferenciadas e com grande capacidade de divisão celular (por mitose). Essas células são pequenas, apresentam parede celular delgada, núcleo volumoso e central e encontram-se justapostas.
➞Os meristemas são responsáveis pelo crescimento do vegetal e formação dos tecidos permanentes.
➞O tecido meristemático pode ser do tipo primário ou secundário.
Primário
➞O tecido meristemático primário promove o crescimento em altura da planta. É abundante nas gemas apicais, da raiz e do caule, e nas gemas laterais do caule.
➞Os tecidos meristemáticos primários são: a protoderme, o procâmbio e o meristema fundamental.
➞A protoderme é o tecido que reveste externamente o embrião e dará origem a epiderme, o primeiro tecido de revestimento da planta.
➞O procâmbio dará origem aos tecidos vasculares, xilema e floema primários.
➞O meristema fundamental se forma logo abaixo da protoderme e dará origem ao córtex, constituído pelo parênquima e os tecidos de sustentação, colênquima e esclerênquima.
➞Existem plantas que apresentam apenas o crescimento primário, como algumas monocotiledôneas.
Secundário
➞O tecido meristemático secundário promove o crescimento em espessura da planta (crescimento secundário).
➞Os tecidos meristemáticos secundários são: o câmbio e o felogênio.
➞O câmbio origina o xilema e floema secundários.
➞Felogênio origina o súber e a feloderme.
Além disso, é de extrema importância saber que os tecidos meristemáticos primários, originam tecidos primários. Enquanto que os tecidos meristemáticos secundários, originam tecidos secundários.
Tecidos adultos
Em decorrência do crescimento e desenvolvimento da planta, os tecidos meristemáticos passam a se diferenciar dão origem as tecidos adultos, que apresentam funções mais específicas e são divididos em:
Revestimento
As plantas apresentam os tecidos de revestimento para a proteção de folhas, raízes e caules.
➞Os tecidos de revestimento são a epiderme e a periderme (súber, felogênio e feloderme).
➞Observações: A epiderme é constituída por uma camada de células vivas intimamente ligadas e clorofiladas. Nas folhas, as células da epiderme secretam a substância cutina, que forma uma cutícula de lipídios e impede a perda de água excessiva por transpiração.
Preenchimento
São tecidos formados por células que preenchem os espaços entre os tecidos de revestimento e os tecidos condutores.
➞ Os tecidos de preenchimento são representados pelos parênquimas, encontrados em todos os órgãos da planta.
➞ O parênquima é formado por células vivas com grande capacidade de diferenciação e podem ter variados tipos:
↳ Preenchimento
↳ Clorofiliano
↳ Reserva
Sustentação
➞ Originados do meristema fundamental, esses tecidos são encontrados nas folhas, frutos, caule e raiz.
➞ Os tecidos de sustentação são o colênquima e o esclerênquima.
➞ O colênquima é constituído por células vivas, alongadas e ricas em celulose. Estão presentes nas partes mais jovens das plantas, logo abaixo da epiderme. Confere flexibilidade aos órgãos vegetais.
Tecidos de condução (vasculares)
➞ Responsáveis pelo transporte das seivas bruta e elaborada.
➞ O xilema (ou lenho) é o tecido especializado em transporte deseiva bruta(água e sais minerais), formado por células mortas, alongadas e de parede celular lignificada.
➞ O floema (ou líber) tem a função de conduzir a seiva elaborada (água e carboidratos) e é constituído por células vivas, alongadas, com paredes transversais dotadas de poros e anucleadas.
➞ O xilema e floema podem ser primários ou secundários. Os primários originam-se do procâmbio e os secundários do câmbio vascular.
Comments