top of page
Buscar
Foto do escritorblogdealunos

Cladograma

Atualizado: 23 de mai. de 2020


O que é um cladograma?

É um diagrama que se ramifica imitando a forma de uma árvore, que representa as relações filogenéticas. Através de um cladograma fica mais fácil de entender cada posição na cadeia evolutiva.


O que são relações filogenéticas?

É a relação evolutiva entre grupos de organismos, que é descoberto por meio de sequenciamento de dados moleculares e matrizes de dados morfológicos.


Mas explica aí o desenho do cladograma?

Basta se atentar aos ramos e aos nós.

Cada ramo representa uma linhagem evolutiva e as intersecções entre esses ramos, e os nós, representam o momento em que as linhagens se dividiram resultando em táxons - unidades taxonômicas.

A ideia do gráfico seria ideal para que explicação fosse clara, criando a conhecida "A árvore da vida de Darwin".


Quem criou o cladograma?

O pai da evolução, Charles Darwin! Ele tentou desenvolver a ideia conforme seus estudos avançavam, imaginou que as espécies não seguiam uma tendência linear, que possuíam relações mais complexas do que simplesmente atingir o ápice da perfeição, logo imaginou que as espécies se desenvolviam em várias direções.


E unidades taxonômicas são o que?

Podem ser famílias, reinos, gêneros, espécies, dependendo da escala e nível que está. São 3 os táxons principais:

Os grupos monofiléticos, são agrupamentos que levam em consideração uma espécie ancestral e todos os descendentes originários da mesma. Seria como, na figura acima se pegássemos o ancestral U, os chimpanzés e os humanos.

Os grupos parafiléticos incluem um ancestral comum e alguns, mas não todos os seus descendentes, voltando à figura teríamos como exemplo um grupo formado pela espécie ancestral V, gorilas e chimpanzés, excluindo os humanos que também dela descendem.

Já os grupos polifiléticos são formados entre espécies onde o ancestral em comum mais recente não é incluído, novamente usando o exemplo dos primatas seria como se formássemos um grupo com os humanos e os gibões, desconsiderando o ancestral X (o mais próximo entre as duas espécies) e as outras espécies dele originadas.






34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page